25 de abril de 2010

Quando e durante quanto tempo os doentes podem beneficiar de cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos dirigem-se prioritariamente à fase final de vida, mas não se destinam, apenas, aos doentes agónicos. Muitos doentes necessitam de ser acompanhados durante semanas, meses ou, excepcionalmente, antes da morte.

Como são prestados os cuidados paliativos?

Quando a medicina curativa não tem mais respostas, os cuidados paliativos garantem que a qualidade de vida não termina com a doença.
As unidades de cuidados paliativos podem prestar cuidados em regime de internamento ou domiciliário e abrangem um leque variado de situações, idades e doenças. Os cuidados paliativos proporcionam aos doentes que vão morrer a possibilidade de receberem cuidados num ambiente apropriado, que promova a protecção da dignidade do doente incurável na fase final da vida.
Na base destes cuidados estão certos principios a respeitar, entre eles estão:
  • “ Afirma a vida e encara a morte como um processo natural”
  • “Considera que o doente vale por quem é e que vale até ao fim”
  • “Considera que a fase final da vida pode encerrar momentos de reconciliação e de crescimento pessoal”
  • “Centra-se no bem-estar do doente, ajudando-o a viver tão intensamente quanto possível até ao fim”
  • “Só é prestada quando o doente e a família aceitam”

A prestação dos Cuidados Paliativos difere de país para país, tendo cada um a sua própria forma. Entre eles encontram-se o modelo inglês, o canadiano e o norte-americano.

O que é a acção Paliativa?

É preciso não confundir acção paliativa com cuidados paliativos.
A acção paliativa é qualquer medida terapêutica, sem intuito curativo, que visa minorar, em internamento ou no domicílio, as repercussões negativas da doença sobre o bem-estar geral do doente. As acções paliativas fazem parte integrante da prática profissional, qualquer que seja a doença ou fase de evolução. Estas acções podem ser prestadas nos hospitais, centros de saúde e na rede de cuidados continuados, nomeadamente em situações de condição irreversível ou de doença crónica progressiva.
A acção paliativa apresenta dois níveis distintos:
->Representa o nível básico da paliação e corresponde à prestação de acções paliativas sem o recurso a equipas ou estruturas diferenciadas.
-> Pode e deve ser prestada quer em regime hospitalar, quer em regime domiciliário, no âmbito da rede hospitalar, da rede de Centros de Saúde ou da rede de Cuidados Continuados.

O que são Cuidados Paliativos?

Em 1990, a Organização Mundial de Saúde lançou a primeira definição de Cuidados Paliativos, e colocou na ordem do dia a necessidade de implementação destes cuidados. Segundo a OMS estes procuram o alívio do sofrimento e a melhoria da qualidade de vida, tanto para o doente em fim de vida como para os seus familiares, não apenas nos últimos momentos de vida.
Na vida, tudo caminha irremediavelmente para um final. Quando a medicina e a ciência perdem a sua capacidade curativa, a esperança pode ser-nos roubada e no faz mergulhar numa atitude derrotista. Só que aceitar a morte não implica desistir da vida. O sofrimento físico e emocional associado a uma doença incurável não tem que ser uma sentença para o bem-estar. Neste contexto emerge a medicina paliativa, vocacionada não para atacar a doença, mas para minorar o sofrimento que se abate sobre o doente e a sua família sendo o objectivo o alívio da dor, tanto física como emocional, o apoio à família e o apoio durante o luto, o que implica o envolvimento de uma equipa inter-disciplinar de estruturas diferenciadas. Os cuidados paliativos constituem hoje uma resposta indispensável aos problemas do final da vida. Em nome da ética, da dignidade e do bem-estar de cada Homem é preciso torná-los cada vez mais uma realidade.

13 de abril de 2010

Saber mais sobre Cuidados Paliativos...

Com o início do 3.º Período lectivo, achámos importante divulgar e partilhar com os nossos leitores, toda a informação que fomos adquirindo ao longo da realização do capítulo teórico referente a este projecto.

Assim, iremos clarificar os conceitos de "Cuidados Paliativos" e "Acção Paliativa", apresentar os pressupostos para a implementação dos Cuidados Paliativos e o seu desnvolvimento. Daremos, também, a conhecer as doenças que requerem Cuidados Paliativos, os destinatários e como e durante quanto tempo podem beneficiar deste tipo de serviços.

Esperamos que a informação divulgada seja útil e de agrado dos leitores, que nos acompanham!
 
Cuidados Paliativos - temas blogspot - mario jogos